Quem somos

Missão e Objectivos

Maghreb Machrek


Escrita árabe

Maghreb/Machrek surge numa proposta apresentada ao Semanário Expresso, pelo seu autor, que na altura, Maio de 2011 vivia em Rabat, Marrocos, tendo apresentado ao Jornal a possibilidade de uma colaboração directa a partir do terreno, no preciso momento em que a Primavera Árabe já marcava, desde Janeiro, a Agenda Mundial.

O Expresso não perdeu a oportunidade de sindicar desde o primeiro momento, a proposta de colaboração apresentada por Raúl M. Braga Pires. Entre Maio de 2011 e o primeiro semestre de 2014, dado o fluxo de acontecimentos e informação sobre a sequência de eventos, desde Marrocos ao Iémen, Maghreb/Machrek publicou uma média de 2 textos de análise e opinião por semana. Por vezes mais, dependendo do fluxo, da importância e da geografia do acontecimento .

O sucesso desta iniciativa pode-se aferir através das seguintes evidencias:
• Em média 2.000 visualizações diárias, sempre com picos de maior audiência a cada publicação de novo texto/artigo;
• Entre 2011/14 e, apesar das delicadas temáticas políticas e diplomáticas em análise/discussão, assuntos exclusivos da Soberania dos Estados, apenas uma queixa/comentário critico negativo foi apresentada ao Director do Jornal. Neste caso específico e, tratando-se de um independentista sahraoui, ficar em silêncio é que seria estranho;
• A quantidade de textos produzidos, bem como a qualidade dos mesmos, proporcionou ainda a possibilidade de publicação em livro de uma compilação destes, por área geográfica, o que aconteceu em Dezembro de 2013. Não obstante os textos continuarem com acesso gratuito no site do Expresso, uma 1ª Edição de cerca de 2.000 exemplares impressos, esgotou de imediato.

 

Analistas

Os que fazem a Maghreb Machrek

Raul M. Braga Pires

Raúl M. Braga Pires

POLITÓLOGO, ARABISTA

Raúl M. Braga Pires é Politólogo, Arabista, actualmente Colaborador-Residente do Serviço Português da Rádio Voz da América onde assina duas rúbricas de análise, a Coluna Radar Magrebe Lusófono e o Programa 2 R’s – África Ocidental.